Alheira de Mirandela avec pommes de terre et fanes de navet, lire la recette en français.
A alheira é um enchido em formato de ferradura. As mais famosas alheiras, são as de Mirandela e foi considerada uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa em 2011. Mas por toda a Beira-Alta e Trás-os-Montes fazem-se alheiras de excelente qualidade, de modo tradicional. Na região norte as alheiras são consumidas grelhadas na brasa e acompanhadas de batatas cozidas e grelos. Na região centro, as alheiras são fritas e acompanhadas por legumes ou batatas fritas ou ainda, estufadas e envolvidas em couve lombarda. Embora, hoje em dia, já existam inúmeras formas diferentes de confeccionar a alheira, continuo a preferir o prato tradicional. Aqui fica a receita, experimentem!
Ingredientes (para 2 a 4 pessoas)
- 2 alheiras
- 1 molho de grelos
- Batatas q.b.
- Sal a gosto
Preparação:
Lave bem os grelos e corte-os. Reserve. Depois, descasque as batatas, lave-as, parta-as ao meio e coza-as em água e sal.
Entretanto, asse a alheira na brasa e grelhe-a no fogão em lume brando sem adição de qualquer gordura ( vai libertando gordura enquanto é grelhada). Vá virando a alheira e faça pequenos furinhos com um palito. Quando estiver bem grelhada, retire.
Quando vir que as batatas estão quase cozidas, adicione os grelos nas batatas e deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Depois de tudo cozido, escorra a água das batatas e dos grelos utilizando um coador.
Sirva as alheiras grelhadas com as batatas e os grelos e regue com azeite.
Bom Apetite!