Alheira de Mirandela com batatas e grelos

Alheira de Mirandela avec pommes de terre et fanes de navet

Alheira de Mirandela avec pommes de terre et fanes de navet, lire la recette en français.


A alheira é um enchido em formato de ferradura. As mais famosas alheiras, são as de Mirandela e foi considerada uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa em 2011. Mas por toda a Beira-Alta e Trás-os-Montes fazem-se alheiras de excelente qualidade, de modo tradicional. Na região norte as alheiras são consumidas grelhadas na brasa e acompanhadas de batatas cozidas e grelos. Na região centro, as alheiras são fritas e acompanhadas por legumes ou batatas fritas ou ainda, estufadas e envolvidas em couve lombarda. Embora, hoje em dia, já existam inúmeras formas diferentes de confeccionar a alheira, continuo a preferir o prato tradicional. Aqui fica a receita, experimentem!

Ingredientes  (para 2 a 4 pessoas)

  • 2 alheiras
  • 1 molho de grelos
  • Batatas q.b.
  • Sal a gosto
Alheira de Mirandela avec pommes de terre et fanes de navet

Alheira de Mirandela com batatas e grelos

Preparação:

Lave bem os grelos e corte-os. Reserve. Depois, descasque as batatas, lave-as, parta-as ao meio e coza-as em água e sal.

Entretanto, asse a alheira na brasa e grelhe-a no fogão em lume brando sem adição de qualquer gordura ( vai libertando gordura enquanto é grelhada). Vá virando a alheira e faça pequenos furinhos com um palito. Quando estiver bem grelhada, retire.

Quando vir que as batatas estão quase cozidas, adicione os grelos nas batatas e deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Depois de tudo cozido, escorra a água das batatas e dos grelos utilizando um coador.

Sirva as alheiras grelhadas com as batatas e os grelos e regue com azeite.

Bom Apetite!

Évaluez cette recette
Recette
Alheira de Mirandela com batatas e grelos
Publié sur
Note Moyenne
5 basé sur 2 vote(s)