Alguns pratos tradicionais da cozinha portuguesa são nomeados pelos seus criadores. É o caso do bacalhau à Gomes de Sá, uma receita tradicional portuguesa feita por José Luís Gomes de Sá, que faleceu em 1926.
A sua receita tradicional propões que o bacalhau seja marinado no leite durante mais de uma hora. Depois vai ao forno com azeite, alho, cebola, acompanhado de azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos. Trata-se de um prato típico da região Norte de Portugal. A sua preparação é simples e relativamente rápida.
O bacalhau à Gomes de Sá foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da gastronomia portuguesa, em 2011.
Ingredientes (para 4 pessoas)
- 500 gr de bacalhau
- 500 gr de batatas
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 ovos cozidos
- 1,5 dl d’huile d’olive
- Olives noires q.s.
- Salsa, sal e pimenta a gosto
Preparação
Demolhe o bacalhau e depois de demolhado, coloque-o numa panela até branquear em água a ferver. Escorra o bacalhau, retire-lhe a pele e espinhas e desfaça-o em lascas.
Coloque os pedaços de bacalhau no fundo de um tabuleiro, cubra com leite quente e deixe em infusão durante 1h30.
Durante esse tempo, corte as cebolas em rodelas ou meias luas, os dentes de alho e coloque numa panela para dourar ligeiramente, num pouco de azeite. Adicione as batatas, previamente cozidas com pele, depois são peladas e cortadas às rodelas.
Escorra o bacalhau e incorpore tudo. Tempere com salsa, sal e pimenta ao seu gosto.
Leve ao forno durante 10 minutos (pré-aquecido a 180ºC) para dourar. Sirva polvilhado de salsa e decore com os ovos cozidos e as azeitonas pretas. Sirva bem quente.
Bom Apetite!