O caldo verde é uma sopa tradicional portuguesa com couve galega, típica do Norte de Portugal, mas também muito conhecida por todo o país. É provavelmente a sopa portuguesa mais famosa. É uma sopa espessa e habitualmente de cor verde, uma vez que é feita com couves cortadas muito finas.
Independentemente de levar ou não chouriço, de ser acompanhada com broa de milho ou servida de forma simples, o que torna o caldo verde autêntico é a forma característica de cortar as couves muito finas, que são adicionadas a um saboroso puré de batata, temperado com sal e azeite.
Para uma degustação tipicamente portuguesa, o caldo verde deve ser servido em tigelas de barro, regado com azeite, acompanhado de rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho. Devido à sua simplicidade e leveza, pode comer esta sopa no ínicio de uma refeição ou numa ceia tardia.
O Caldo verde foi nomeado uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa.
Ingredientes (6 pessoas)
- 1 cebola
- 1 chouriço cortado às rodelas
- 2 litros de àgua
- 2 dl de azeite
- 400 g de couve galega cortada muito finamente
- 500 g de batatas
- Sal a gosto
- 2 folhas de hortelã (cortadas finamente)
Preparação
Leve uma panela com água ao lume com as batatas e a cebola partidas em pedaços. Tempere com sal e deixe cozer durante cerca de 30 minutos, até que estes ingredientes estejam completamente cozidos. Pode deixar cozer durante mais tempo se pretender um caldo mais espesso.
Durante esse tempo, prepare a couve, lave-a e corte-a muito finamente.
Depois de cozidas as batatas e a cebola, reduza a puré. Adicione de seguida a couve e as folhas de hortelã cortadas finamente e deixe cozer durante 15 minutos.
Depois da couve estar cozida, corte o chouriço às rodelas. Depois da couve cozer, adicione o azeite no caldo e o chouriço. Se desejar, adicione apenas o chouriço quando a sopa for servida na tigela.
Para conservar o aspecto típico desta sopa tradicional, pode servi-la em tigelas de barro individuais. Acompanhe com broa de milho.
Bom apetite! 🙂