Caldo Verde

Caldo verde, soupe traditionnelle portugaise aux choux

O caldo verde é uma sopa tradicional portuguesa com couve galega, típica do Norte de Portugal, mas também muito conhecida por todo o país. É provavelmente a sopa portuguesa mais famosa. É uma sopa espessa e habitualmente de cor verde, uma vez que é feita com couves cortadas muito finas.

Independentemente de levar ou não chouriço, de ser acompanhada com broa de milho ou servida de forma simples, o que torna o caldo verde autêntico é a forma característica de cortar as couves muito finas, que são adicionadas a um saboroso puré de batata, temperado com sal e azeite.

Para uma degustação tipicamente portuguesa, o caldo verde deve ser servido em tigelas de barro, regado com azeite, acompanhado de rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho. Devido à sua simplicidade e leveza, pode comer esta sopa no ínicio de uma refeição ou numa ceia tardia.

O Caldo verde foi nomeado uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa.

Ingredientes (6 pessoas)

  • 1 cebola
  • 1 chouriço cortado às rodelas
  • 2 litros de àgua
  • 2 dl de azeite
  • 400 g de couve galega cortada muito finamente
  • 500 g de batatas
  • Sal a gosto
  • 2 folhas de hortelã (cortadas finamente)
Caldo verde, soupe traditionnelle portugaise aux choux

Caldo verde, soupe traditionnelle portugaise aux choux

Preparação

Leve uma panela com água ao lume com as batatas e a cebola partidas em pedaços. Tempere com sal e deixe cozer durante cerca de 30 minutos, até que estes ingredientes estejam completamente cozidos. Pode deixar cozer durante mais tempo se pretender um caldo mais espesso.

Durante esse tempo, prepare a couve, lave-a e corte-a muito finamente.

Depois de cozidas as batatas e a cebola, reduza a puré. Adicione de seguida a couve e as folhas de hortelã cortadas finamente e deixe cozer durante 15 minutos.

Depois da couve estar cozida, corte o chouriço às rodelas. Depois da couve cozer, adicione o azeite no caldo e o chouriço. Se desejar, adicione apenas o chouriço quando a sopa for servida na tigela.

Para conservar o aspecto típico desta sopa tradicional, pode servi-la em tigelas de barro individuais. Acompanhe com broa de milho.

Bom apetite!  :-)

Évaluez cette recette
Recette
Caldo Verde
Publié sur
Note Moyenne
5 basé sur 3 vote(s)